Para que isso seja possível, o equipamento deve possuir dois polos: um polo negativo e outro positivo. É através da manutenção da diferença de potencial entre esses dois polos que a energia elétrica é gerada. O polo positivo possui um potencial elétrico maior do que o polo negativo. Quando em circuito, as cargas passam de um polo para o outro incessantemente, sendo que para isso é preciso o start de alguma outra fonte de energia.
O tipo mais comum de gerador de energia elétrica é o dínamo, capaz de converter energia mecânica em energia elétrica. Ele é formado por um ímã fixo posicionado em um eixo móvel, e quando começa a rodar cria um campo magnético que, por sua vez, produz a corrente elétrica.
Para que servem os geradores?
Os geradores de energia elétrica são utilizados principalmente em locais que não podem ficar em hipótese alguma sem energia, por exemplo, hospitais ou aeroportos. É comum também o uso mais frequentemente de um conjunto de geradores elétricos, em indústrias que não podem ter uma pausa na produção devido à falta de energia. Quando a energia cai ou deixa de ser gerada, o gerador entra em ação fornecendo a quantidade necessária para a continuação da produção. Supermercados também costumam usar geradores, já que não querem perder clientes pela falta de energia e muito menos que seus produtos estraguem sem a refrigeração adequada.
Vida útil de um motor de gerador de energia
Os geradores são muito importantes para o bom funcionamento de hospitais, indústrias, laboratórios, escolas, supermercados, entre outros, já que evitam a falta de energia elétrica e mantém tudo funcionando da forma que deveria mesmo quando não tem luz. Eles também podem ser usados em festas, casamentos, eventos ao ar livre… São muitas utilidades, porém, como todos os equipamentos, ele possui uma vida útil que pode ser curta se não for bem cuidado.
A vida útil de um motor é indefinida, vai variar muito do tipo de instalação, frequência, tipo de manutenção, da limpeza, do cuidado com a temperatura, lubrificação, entre outros. Por isso, o ideal é realizar sempre a manutenção adequada para elar nunca deixe de funcionar. Um motor bem cuidado pode durar uma vida, basta realizar as manutenções periódicas, manutenções preventivas e manutenções corretivas.
As manutenções periódicas devem ser realizadas de tempos em tempos e visam a análise do estado do motor. Já as manutenções preventivas identificam possíveis problemas e procuram uma forma de evitar o desgaste, a deterioração e a diminuição da vida útil do motor. Já as manutenções corretivas são aquelas que corrigem problemas identificados e envolvem a troca de peças e a correção das falhas detectadas, por exemplo. Realizar essas manutenções é a melhor forma de aumentar a vida útil de seu motor de gerador de energia.
Você ainda possui alguma dúvida sobre qual a vida útil de um motor de gerador de energia?
Entre contato através da página Contato ou pelas Redes Sociais: Instagram e WhatsApp.
Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.
Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades para você!