O equipamento é usado como fonte auxiliar e até mesmo fixa para fornecer energia. É uma solução prática, econômica e muito segura. Em casos de apagões, por exemplo, o gerador permite que sistemas de segurança e elevadores funcionem normalmente.
Tipos de geradores: Gerador a diesel
Para funcionar, os geradores são abastecidos com algum tipo de combustível e um deles é o diesel. Esse é o mais conhecido por ser mais resistente e funcionar por longas horas, muito mais do que o movido à gasolina.
Se for usado ininterruptamente, tende a ser mais eficiente. Isso porque um gerador a diesel tem um consumo do motor bem menor se comparado a outros tipos de geradores. Com a manutenção preventiva em dia, o equipamento pode durar por longos anos, o que o torna bastante econômico.
Gerador mecânico
Esse modelo é bastante comum, além de funcionar com grande eficiência. Seu mecanismo é simples: transforma a energia mecânica em eletricidade para ser distribuída no local de instalação.
Geradores desse tipo são bastante variados. Normalmente, funcionam por meio de combustão, utilizando tanto combustíveis fósseis, como orgânicos. Também podem ser usadas forças externas, como a água, por exemplo.
Gerador à gasolina
Assim como o diesel, esse é movido com combustível e é um modelo econômico em relação aos outros. É um dos tipos de geradores mais populares.
Costuma queimar pouco combustível, sendo uma opção mais barata. No entanto, vale lembrar que o custo da gasolina é mais elevado que o de outro combustível.
Possuem potência similar ao diesel. Porém, não podem ser ligados de forma contínua, sendo uma solução apenas em casos de quedas ou oscilações de energia.
Gerador a gás
Os geradores a gás utilizam diversos tipos de gases, que vão desde o natural até o gás de aterro. É um modelo bastante eficiente e possui uma potência significativa. Desta forma, seu uso é recomendado para locais de consumo elevado, como hospitais e aeroportos.
Se analisado como uma opção para condomínios residenciais, no entanto, é um modelo mais caro e pouco convencional nesses espaços.
Quais tipos de geradores são mais adequados para condomínios?
No geral, o uso de geradores de energia em condomínios está se popularizando. A escolha depende de uma série de fatores, mas o ideal é que seja um modelo econômico e seguro a todos.
Por isso, os tipos de geradores mais comuns em áreas residenciais são os movidos a diesel ou à gasolina. Mas é necessário ponderar alguns pontos:
- O modelo a diesel tem um custo-benefício melhor quando comparado à gasolina;
- Além disso, geradores a diesel podem ser usados de maneira contínua, se for feita a manutenção adequada.
Você ainda possui alguma dúvida sobre os tipos de geradores para condomínios residenciais?
Entre contato através da página Contato ou pelas Redes Sociais: Instagram e WhatsApp.
Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.
Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades para você!