Todas elas precisam estar em perfeito estado para funcionar com precisão e levarem aos clientes o que eles realmente precisam: energia elétrica. A melhor forma de garantir o funcionamento total e com segurança do gerador de energia é com a manutenção preventiva deles. Essa medida visa se antecipar a possíveis problemas com o funcionamento do equipamento, além de aumentar sua vida útil.
No artigo de hoje será mostrada a importância, com a manutenção dos geradores e as melhores formas para fazê-lo.
Porque fazer a manutenção preventiva
A manutenção preventiva dos geradores de energia possibilita aumentar a vida útil do equipamento, aumentando seu custo-benefício. Além disso, a manutenção periódica inibe e previne potenciais problemas, evitando falhas no sistema e dores de cabeça.
Equipamentos usados eventualmente podem apresentar falhas ao serem ligados, enquanto aqueles que funcionam de forma contínua apresentam desgastes comuns ao tempo. Por isso, a manutenção preventiva é importante. Ela antecipa possíveis problemas que, se ocorrerem, custarão muito mais a fornecedores e clientes.
A manutenção preventiva é importante para garantir o funcionamento correto, com capacidade de produzir energia conforme o produto promete.
Existem outros dois tipos de manutenção, a preditiva e a corretiva. A preditiva é feita quando o equipamento atinge um determinado tempo de funcionamento. Nesse caso, é preciso substituir filtros, óleo lubrificante ou alguma outra peça.
A manutenção corretiva é bastante comum. Ela é feita quando o gerador de energia já apresenta algum defeito que impossibilite ou prejudique seu funcionamento. Esse tipo de manutenção é mais custoso e é, por isso, que a manutenção preventiva é a melhor saída.
Como fazer a manutenção preventiva
Para garantir a qualidade da manutenção, é preciso observar alguns aspectos, como:
• Programar a periodicidade dos atendimentos. Com isso, o cliente já estará aguardando pelo técnico e pode se preparar melhor.
• Possuir os equipamentos necessários para a manutenção, entregando um trabalho com qualidade e finalizando no prazo estabelecido, sem prejudicar o cliente.
• Durante a manutenção preventiva é preciso verificar o funcionamento de todo o grupo gerador. Com isso, verifica-se se tudo está funcionando bem e se há algum desgaste que pode virar um problema sério.
Alguns cuidados devem ser tomados diariamente, a fim de verificar avarias externas ou barulhos estranhos. Mensalmente um técnico pode visitar o local e verificar se há alguma peça ou componente danificado. De acordo com orientação do fabricante outras visitas são agendadas, ou conforme a necessidade.
Cuidados com a manutenção
A manutenção preventiva de geradores de energia deve ser feita sempre por profissionais capacitados e empresas especializadas. É preciso ficar atento às orientações do fabricante para realizar a manutenção, visto que o não cumprimento das normas do fabricante pode anular a garantia do equipamento.
O máximo desempenho para o fornecimento de energia só é possível com um bom plano de manutenção preventiva nos geradores de energia.
Você ainda possui alguma dúvida sobre a importância da manutenção preventiva dos geradores de energia?
Entre contato através da página Contato ou pelas Redes Sociais: Instagram e WhatsApp.
Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.
Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades para você!