Um grupo gerador é composto por uma série de componentes, sendo um deles o regulador de velocidade.
Essa peça é necessária, como o nome indica, para o controle de velocidade do motor. Assim, sua principal função é avaliar a aceleração do motor, dando uma resposta ágil em casos de variação das cargas.
O que é um regulador de velocidade?
Trata-se de uma peça instalada junto ao motor do grupo gerador. Serve facilmente motores a diesel, tanto aqueles com funcionamento contínuo, como também alternados.
Neste caso, o regulador de velocidade atende os geradores destinados como fonte auxiliar e fixa de energia. Ele pode ser mecânico ou hidráulico.
O componente possui entrada auxiliar para uma peça chamada potenciômetro de controle de velocidade. Também há uma entrada analógica usada em caso de aplicações especiais, como em casos de rampa. Essa entrada tem de 0 a 10 VCC.
Além disso, o aparelho apresenta opções de ajuste para marcha lenta e drop. Atende bem grupos geradores de médio e grande porte. Para grupos pequenos, esse tipo de peça não é tão indicado.
Reguladores e atuadores em geradores de pequeno porte podem tornar seu valor final mais elevado. Isso representa um custo-benefício ruim para o comprador, encarecendo o equipamento. Por conta disso, o uso não é recomendado para esses casos.
Como funciona a peça?
Esse componente é instalado junto ao motor do grupo gerador, que deve controlar a sua velocidade.
Sua função principal é manter a velocidade do gerador de energia constante. Para isso ele precisa receber uma potência elétrica quase igual à mecânica, sendo fornecida ao equipamento.
O regulador de velocidade costuma ser alimentado com voltagem padrão, de 12 a 24 VCC. Normalmente, os reguladores apresentam proteção contra a inversão de polaridade da tensão. Isso, claro, depende do modelo e marca do componente.
Quando há alteração da carga, algo comum durante o funcionamento da máquina, o regulador responde rapidamente.
É através da informação de velocidade que a fonte atua, em que é responsável pelo fornecimento de potência ao gerador. Basicamente, a resposta dada pela peça é para o motor receber a potência necessária para o funcionamento correto.
O regulador fica conectado a um sensor que mede a velocidade e um atuador magnético. Esses componentes servem para o controle de velocidade do sistema motor do grupo gerador, atendendo bem a uma variedade de motores.
Instalação do regulador
Assim como a instalação do gerador, o regulador de velocidade não requer muitos ajustes. Em geral, são feitos apenas 3 ajustes na instalação do componente, de modo com que ele funcione adequadamente.
Por conta disso, a instalação da peça é considerada bastante simples e rápida. E deve permitir que o aparelho controle vazões no equipamento, como a de água. Além de executar sua principal função, sendo o controle de velocidade do motor.
Você ainda possui alguma dúvida sobre Como funciona o regulador de velocidade de um gerador?
Entre contato através da página Contato ou pelas Redes Sociais: Instagram e WhatsApp.
Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.
Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades para você!