O diesel parado no reservatório do gerador, além de ficar inservível para uso, pode danificar peças do equipamento. Continue a leitura e saiba mais sobre os Riscos do Diesel parado no tanque do Grupo Gerador de Energia.
RISCOS E CONSEQUÊNCIAS DO DIESEL PARADO
São vários os fatores que influenciam para o deterioramento do diesel. Exposições ao sol, chuva e poeira também podem afetar o combustível ao longo do tempo.
Quando não há a possibilidade de realizar testes para confirmar a qualidade do diesel, é preciso atentar-se à coloração. Este será um bom termômetro para identificar a oxidação e surgimento de borras, em caso do diesel em tanque parado:
-
- Oxidação – o diesel quando estocado a tempo superior da certificação de qualidade, pode deteriorar-se e oxidar no tanque, podendo obstruir os filtros e injetores. É importante evitar materiais à base de bronze, cobre, chumbo, titânio e zinco;
- Formação de água – a umidade do ar pode causar a formação de água no tanque devido à condensação. Essa reação acontece naturalmente, mas é afetada pelas condições climáticas, por isso, é importante estar atento à limpeza e manutenção;
- Congelamento – nas regiões mais frias ou em determinadas épocas do ano, o diesel pode congelar, principalmente em equipamentos parados. Entupimento dos dutos, problemas na bomba, válvulas, bicos injetores, perda de potência, entre outros problemas podem surgir.
ARMAZENAGEM ADEQUADA
O biodiesel é compatível com aço inoxidável e com alumínio. Os tanques utilizados para armazenagem devem estar em local limpo, seco e protegido da luz e temperaturas extremas, além de cumprir com a legislação vigente para subterrâneos ou aéreos.
Você ainda possui alguma dúvida sobre os Riscos do Diesel parado no tanque do Grupo Gerador de Energia?
Entre contato através da página Contato ou pelas Redes Sociais: Instagram e WhatsApp.
Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.
Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades para você!