Todos os grupos geradores apresentam alguns sinais de destaque quando estão com algum problema. É fundamental prestar atenção nesses alertas no dia a dia. Nesta postagem falaremos sobre a Fumaça no escapamento do Gerador de Energia e das principais causas e como evitar.
Um desses sinais é a cor da fumaça que sai do escapamento. É importante destacar que um motor que esteja funcionando corretamente não deve expelir nenhuma fumaça visível pelo escapamento. Por isso, alguns problemas no motor podem ser facilmente identificados apenas observando esse aspecto.
Continue a leitura para conhecer os três tipos de fumaça que podem sair pela tubulação do motor, as principais causas de cada uma, além de dicas para evitar que esses problemas apareçam.
Para que serve o escapamento?
O escapamento é o sistema responsável pela exaustão do motor e tem a função de diminuir o barulho produzido. Ele também serve para filtrar os gases emitidos, auxiliar na economia de combustível e garantir maior vida útil ao equipamento.
Tipos de fumaça e possíveis causas
- Fumaça branca: em dias muito frios, esse tipo pode ocorrer por conta dos vapores formados pelo ar condensado. Para além disso, a fumaça branca costuma ser um sinal de problema. Se o seu surgimento acontecer quando o motor estiver aquecido, pode indicar que há líquido no radiador. Geralmente isso acontece quando alguma junta do motor está danificada, queimada ou rompida. Outro sintoma típico desses casos é a queda do nível no reservatório do radiador.
- Fumaça azulada: esse tipo de fumaça merece máxima atenção! Quando a cor é azulada normalmente significa queima de óleo lubrificante. Ou seja, o nível de lubrificação do motor está diminuindo rapidamente, o que pode levar o motor a fundir. Um dos sinais mais importantes para confirmar a fumaça azulada é o aumento do consumo de óleo.
- Fumaça preta: a fumaça preta saindo do escapamento do veículo é o maior alerta para o consumo mais alto que o normal de combustível. Isso ocorre, pois, a chamada mistura rica ou excesso de combustível acaba sendo queimado com o aquecimento do escape. Além do incômodo visual, provavelmente será sentido um cheiro forte.
O maior gasto com combustível não é a única consequência desse problema, que também pode desgastar demais o motor, aumentando as chances dele apresentar defeitos mais sérios.
Como evitar esses problemas?
Como diria o ditado popular: prevenir é melhor do que remediar! Por isso, é fundamental realizar revisões periódicas no grupo gerador, principalmente no motor. Dessa maneira, é possível prever problemas que poderiam causar essa situação e realizar os reparos mais rapidamente, economizando tempo e preocupação desnecessária.
Outro cuidado importantíssimo que deve ser tomado é em relação ao combustível utilizado no grupo gerador. Produtos com qualidade ruim podem causar muitos problemas ao motor. Busque sempre abastecer com combustível de qualidade e procedência garantida.
O sistema de escapamento também precisa estar em ordem, já que sujeiras na peça também podem ocasionar a fumaça preta, por exemplo.
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