Quadro de Transferência Automático, QTA é um painel de controle elétrico usado para acionar um gerador de energia automaticamente após a falta de energia elétrica fornecida pela concessionária. Um grupo gerador de energia é um equipamento indispensável para que o seu negócio possa atuar de forma segura, com a certeza de sempre contar com abastecimento de energia eficiente e contínuo. Para que isso seja possível, estes equipamentos cada vez mais modernos contam com alguns componentes que fazem deles mais eficientes e responsivos às necessidades do usuário.
Para que serve o QTA?
Antes mesmo de falarmos das especificações e características técnicas, se torna mais fácil compreender primeiro a sua função. Na prática, o QTA é uma parte do sistema que une as funções de “sensor” e “gatilho” do grupo gerador de energia.
No Quadro de Transferência Automático, o sensor detecta momentos de falta de energia, em que o grupo gerador precisa entrar em funcionamento instantaneamente. O gatilho é o responsável por dar a partida no equipamento todo. Portanto, basicamente, o QTA detecta o momento adequado para ativar o gerador, colocando-o em funcionamento.
Ele pode desempenhar esta função ao detectar a falha no fornecimento de energia da rede pública, ou ainda de forma programada pelo usuário, em determinados momentos do dia ou em certos dias da semana, por exemplo, em que a demanda por eletricidade em sua empresa ou evento é maior.
A principal vantagem do QTA é a sua autonomia, ou seja, não precisar da atuação humana para funcionar. Se a energia cair, o QTA percebe e coloca o gerador em funcionamento automaticamente, sem a necessidade de ativação manual.
O QTA é uma peça fundamental não apenas para o acionamento automático do grupo gerador de energia, mas também para o seu correto desligamento após a necessidade. Quando o abastecimento de energia da rede pública é normalizado, o QTA ainda aguarda alguns minutos para ordenar a desativação do gerador, proporcionando segurança e estabilidade para o usuário.
O funcionamento técnico dos QTAs pode variar de acordo com os modelos de geradores, mas todos eles possuem um relé responsável por colocar o sistema em funcionamento assim que uma falha de abastecimento é detectada.
Uma parte indispensável para seu gerador
O uso do QTA é simplesmente crucial para qualquer usuário, especialmente aqueles cujas atividades não podem sequer correr o risco de sofrer interrupções de energia, como hospitais, granjas, equipamentos de irrigação, abastecimento elétrico de eventos, entre outros.
O uso programado do QTA também é bastante versátil para que os usuários possam programar de forma mais adequada o seu consumo da rede pública ou da eletricidade gerada pelo equipamento, que consome combustível.
Assim, é possível programar automaticamente o seu gerador para entrar em ação, além de momentos de falha, também em horas do dia em que haja um pico de energia.