Modo stand-by
Tradicionalmente em condomínios, os geradores de energia – os movidos a gás natural então inclusos – são utilizados no sistema de stand-by. Nesse modo de operação, o gerador de energia fica ocioso durante a maioria do tempo, sendo ativado somente quando ocorre uma falha na distribuição de energia que, consequentemente, levam a interrupção no fornecimento de luz.
O modo standy-by pode atuar de duas formas: – considerando o tamanho e capacidade do conjunto de geradores. Ele pode fornecer energia elétrica suficiente para manter todas as instalações do condomínio funcionando ou, o mais comum, sua energia pode ser direcionada para alimentar apenas os serviços essenciais para o funcionamento dos prédios.
Gerador de energia a gás natural
Condomínios estão optando pelos geradores movidos a gás natural, em vez do modelo que usa o óleo diesel como combustível. Além da facilidade da instalação e não ser necessário armazenar diesel em tanques no condomínio, existem outras vantagens:
– Redução nos gastos operacionais, quando comparado com o gerador de energia a diesel;
– Geração de 20% menos CO2 do que o modelo movido a óleo;
– Redução de 90% nas emissões NOx, no ambiente;
– Dispensa utilização de lavadores de gases ou catalisadores;
– Também dispensa contrato de abastecimento;
Vantagens de instalar um gerador de energia a gás natural em um condomínio
Acessibilidade e eficiência
Entre os combustíveis fosseis que podem ser utilizados para alimentar geradores de energia, o gás natural é o mais acessível. Já que ele pode ser entregue nos condomínios através das tubulações de gás pré-existentes.
O gás natural também é uma fonte de energia muito eficiente, sendo assim muito eficaz na produção de eletricidade. Além disso, é o combustível fóssil mais barato do mercado. (Só perde para o carvão, mas ele não é usado como combustível de geradores)
Previne danos causados pela falta de luz
É comum que, com a queda brusca de energia, alguns aparelhos eletrônicos sofram avarias e, até mesmo, “queimem”. Com um fornecimento constante de energia, proporcionado pelo gerador, esses tipos de problemas não vão mais acontecer.
Além disso, os moradores não precisarão se preocupar com a qualidade dos alimentos armazenados na geladeira. Já que, sem a falta de energia, os alimentos não arriscam estragar por falta de refrigeração.
Segurança
Quando ocorrem interrupções no fornecimento de eletricidade, os sistemas de segurança, ou seja, câmeras e alarmes, param de funcionar. Isso deixa o condomínio e seus moradores expostos a atividades de ladrões e invasores.
Com um gerador de energia para suprir a falta de luz, esse risco é minimizado. Isso porque o sistema de segurança continua funcionando normalmente. Além disso, equipamentos como elevadores e portões também continuam funcionando, mesmo com a queda de energia.
Você ainda possui alguma dúvida sobre a fumaça e barulho do gerador em condomínios e o que fazer?
Entre contato através da página Contato ou pelas Redes Sociais: Instagram e WhatsApp.
Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.
Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades para você!