Quem tem algum estabelecimento comercial sabe das dificuldades que aparecem quando há interrupção no abastecimento de energia. Nessa postagem falamos sobre o Por que devo ter um Gerador no meu Estabelecimento?
Os motivos são os mais variados: tempestades, quedas de árvores, explosão de transformadores, corte do cabeamento da rua ou até mesmo manutenção da rede elétrica. Dependendo do tipo do seu negócio, os riscos de ter prejuízos são grandes diante dessas situações.
Para evitar problemas como esses, a utilização de um gerador de energia pode ser essencial para manter o funcionamento da empresa ou estabelecimento comercial quando há quedas de energia elétrica. Em edifícios e condomínios, o uso do gerador permite que as áreas comuns, portaria e elevadores continuem em funcionamento.
E, para que toda a produtividade não seja prejudicada com o desligamento repentino de computadores, equipamentos e maquinários, gerando impactos negativos em seus negócios, trouxemos um conteúdo para você refletir se vale a pena ter um gerador em seu negócio.
A FUNCIONALIDADE DO GERADOR DE ENERGIA
O gerador de energia tem a função de converter algum tipo de energia, como a mecânica, em energia elétrica. Um gerador movido a diesel, por exemplo, é composto por um motor a combustão e um dínamo.
A energia obtida pela queima do óleo diesel no motor faz girar um eixo conectado ao dínamo, este composto por um ímã e envolto por uma bobina. A rotação do ímã fixado ao eixo faz com que se alterne os polos norte e sul na bobina, consequentemente criando um campo magnético e energia elétrica.
Em muitos casos, os geradores funcionam em regime de stand by, ou seja, permanecem desligados até que uma falha no fornecimento de energia elétrica acione um relé, que por sua vez dá a partida no grupo gerador. Um painel de controle supervisiona toda a operação do sistema, regulando a tensão e desligando automaticamente o equipamento assim que a energia se restabelece.
Os geradores também são comumente utilizados em horário de pico, para suplementar a energia elétrica da rede quando esta não é suficiente para o funcionamento de uma operação, assim como para reduzir custos nos momentos em que as concessionárias de energia elevam as tarifas.
Por fim, os geradores de energia são necessários em locais que não possuem conexão com a rede elétrica, como em obras civis e fazendas.
VANTAGENS DO USO DO GERADOR
Geradores de energia bem direcionados podem garantir o perfeito funcionamento de aparelhos, máquinas e demais equipamentos por muito mais tempo, sempre que houver queda de energia no local.
O gerador é indispensável, por exemplo, em hospitais, que necessitam do funcionamento contínuo de aparelhos utilizados em UTIs, centros cirúrgicos, hemocentros, entre outros. Para empresas que trabalham com linha de produção, os geradores garantem linhas funcionando continuamente, evitando atrasos e produção abaixo do esperado no fim do dia.
A partir dessa realidade, os estabelecimentos comerciais contam com uma série de vantagens ao ter esse aparelho disponível em casos de necessidade. Veja quais são os benefícios que o uso do gerador pode proporcionar:
- Conservação de alimentos e produtos perecíveis, assim como de bebidas, no comércio e nas indústrias;
- Funcionamento ininterrupto de alarmes de segurança, sistemas de bombas de incêndio e pressurização de escadas;
- Funcionamento contínuo de máquinas, equipamentos e elevadores;
- Garantia de produtividade em todas as operações de um estabelecimento;
- Garantia de fluxo constante de voltagem, sem picos, quedas ou oscilações de rede;
- Funcionamento de computadores e notebooks, eliminando o risco de perder trabalhos em execução;
- Ausência de riscos de perder equipamentos que podem sofrer algum dano ou até queimar quando tem seu funcionamento interrompido bruscamente por uma queda de energia.
DIVERSIDADE E BAIXO CUSTO
O mercado atualmente conta com vários modelos de geradores de energia, como os geradores a diesel, eólicos, a gás, elétricos, a vapor, entre outros. A escolha pelo tipo de equipamento vai depender das necessidades de cada estabelecimento.
É válido dizer que, ao contrário do que muitos acreditam, geradores de energia tem um custo baixo quando levado em consideração todos os seus benefícios. O valor do investimento pode ser muito mais baixo do que os prejuízos causados pela falta de energia em seu estabelecimento, edifício ou empresa.
Você ainda possui alguma dúvida sobre Por que devo ter um Gerador no meu Estabelecimento?
Entre contato através da página Contato ou pelas Redes Sociais: Instagram e WhatsApp.
Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.
Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades para você!