Quem procura economia e eficiência na geração de energia utiliza gerador de energia a diesel. Somente para ter uma delimitação, esse tipo de combustível quando aplicado para esses fins é comparativamente muito mais barato do que qualquer outro hidrocarboneto, além de ser possível poupar entre 28 e 30% do custo total.
Soma-se a essa conta o fato de os geradores de combustível serem relativamente mais baratos, porque não possuem em seu motor velas ou carburador, o que consequentemente leva o equipamento a ter vida útil prolongada. O seu consumo global é menor do que os outros tipos de geradores, resultando em uma eficiência maior, quando se considera seu uso contínuo. Entretanto, é preciso conhecer o melhor tipo de diesel para o seu gerador, para os resultados serem eficientes e econômicos.
No mercado os tipos mais comuns de diesel encontrados são o S500 e o S10. O primeiro é o mais utilizado no país e bastante acessível através de postos de gasolina. Eficiente na combustão, porém com uma composição que hoje é considerada ultrapassada pelas principais agências reguladoras no mundo, principalmente por ser um grande poluente.
De modo que o diesel S10 é hoje o mais aconselhável para uso em geradores de energia. Em sua composição foi adicionado cerca de 8% de Biodiesel e possui um teor máximo de enxofre fixado em 10 mg/kg. O resultado é que ele reduziu em grande escala a emissão de partículas poluentes na atmosfera, sucedendo em baixos danos ao meio ambiente. Outro fator positivo está relacionado à sua excelente capacidade como solvente de sujeiras. Devido à presença maior de hidrogênio, baixos níveis de crostas, bactérias e outros tipos de poluentes se formam no óleo. Ainda se destaca o elevado nível de cetano encontrado no S10, aumentando o desempenho do motor.
Quanto ao armazenamento do diesel, é necessário ter atenção quando em tanques de combustível por mais de um mês, pois não ele não se mantém totalmente íntegro. A sua deterioração pode agir negativamente nos componentes de injeção do motor do gerador. Por isso, uma opção é usar conjuntamente produtos otimizadores, os quais são dotados de tecnologia em aditivos para um melhor tratamento do óleo diesel, a fim de evitar a contaminação por umidade de condensação, bem como de outros tipos de impurezas, e podendo estender a durabilidade do combustível por até 6 meses.
Vale total atenção para o biodiesel puro, sem ser misturado ao diesel comum. Mesmo que seja considerado um tipo de combustível muito positivo ambientalmente por ser obtido a partir de uma variedade de fontes renováveis, que podem ser óleos vegetais, gorduras animais ou mesmo óleos de cozinha. Contudo, por ser alternativo, pode afetar o desempenho do motor, levando a resultados que não podem ser garantidos pelo fabricante.
Você ainda possui alguma dúvida sobre quais são os segmentos que mais demandam Energia Temporária?
Entre contato através da página Contato ou pelas Redes Sociais: Instagram e WhatsApp.
Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.
Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades para você!