Na falta de energia elétrica, o ideal é possuir um sistema de energia emergencial para garantir que tudo continue funcionando. Para isso existem soluções tais como grupo geradores, que geram energia elétrica via combustíveis.
Standby ou Emergência
O grupo gerador é acionado somente quando há falta de energia elétrica, e fica disponível para suprimento de energia durante todo o período de interrupção. Quando utilizado com QTA (Quadro de transferência automático) a transferência para o gerador ocorre automaticamente.
Os geradores para regime Standby são dimensionados para operar com cargas variáveis por um período de até 300 horas/ano, respeitando os intervalos de manutenção determinado pelos fabricantes.
Regime Prime
O grupo gerador é acionado onde as faltas de energia elétrica são programadas e frequentes, tais como horários de ponta.
Por exemplo, utilizar o gerador para economizar em suas despesas com energia, utilizando nos horários de ponta, onde a tarifa do kW/h é superior.
Os equipamentos para regime Prime são dimensionados para operar até 1000 horas/ano, respeitando os intervalos de acionamento e manutenção determinados pelos fabricantes.
Base Load, ou Principal
Este regime é geralmente aplicado onde não há fornecimento de rede elétrica comercial, ou onde o fornecimento não é confiável, onde o grupo gerador opera constantemente, por exemplo, sítios de construção em locais remotos, inclusive em casos de desastres naturais.
O grupo gerador fica disponível para uso ilimitado, desde que os intervalos de manutenção sejam respeitados.
Para um grupo gerador atender às suas necessidades e manter seu bom funcionamento ao longo do tempo, é necessário que o regime de operação seja bem definido e cumprido.
Você ainda possui alguma dúvida sobre o Regime de Operação de Geradores?
Entre contato através da página Contato ou pelas Redes Sociais: Instagram e WhatsApp.
Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.
Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades para você!